Flimt 2015 apresenta programação diversificada para adultos e crianças

quinta-feira, 8 de outubro de 2015
A terceira edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (Flimt) traz em 2015 uma programação diversificada para o público adulto e infantil, de 21 a 23 de outubro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Serão exposições de livros, palestras, mesas de debates, sarau literário, bate papo seguido de autógrafos com os escritores, cantos, rodas de conversa, contação de histórias, além da exibição de documentários e vídeos.

A programação começará a partir das 8h e se estenderá até a noite. Durante todos os dias da feira a biblioteca itinerante, de Clóvis Matos estará presente, com um acervo de livros disponíveis aos amantes da leitura.

A Flimt, que integra a programação dos 45 anos da UFMT, traz este ano o tema “A sabedoria das Matas ecoando na cidade”. De acordo com a presidente do Instituto Usina, Lúcia Picanço, a literatura indígena “explode em cores dessa floresta repleta de sabedoria, com suas lendas e histórias tantas vezes contadas por sábios e anciões”.

Lúcia, que é pintora e formada em História pela UFMT, destacou a importância de se valorizar o saber indígena e toda a sua pluralidade, já que, segundo ela, somos herdeiros de tudo isso. Ela diz que cada vez mais a Flimt se configura num instrumento de visibilidade da sabedoria da floresta, que está contida e contada na literatura indígena.

“Essa literatura vem ganhando força no cenário nacional e internacional revelando a sua magnífica originalidade. Existe hoje no Brasil aproximadamente 235 povos indígenas e cerca de 180 línguas diferentes se comunicando. Isso não é pouco, isso não pode ficar no escuro. Isso revela o Brasil que de fato deve ser visto: que é plural e rico em conhecimento ancestral, que é a base de tudo”.

E é por meio dessa pluralidade acerca de todo o universo dos povos indígenas que a programação da Flimt foi pensada: para fomentar o entendimento do índio contemporâneo e possibilitar o acesso da sociedade mato-grossense. Com isso, abrir espaço para a literatura produzida pelo escritor indígena e do pesquisador, índio ou não índio, para divulgar a cultura, história e tradições indígenas.

A Flimt é uma realização do Instituto Usina, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá e do Ministério da Cultura.

Fonte: Assessoria FLIMT 2015
Foto: Edson Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

 

O Blog Flimt 2015 de Danielle Cunha foi licenciado com Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
FLIMT 2015 © 2015 - 2016 | Desenvolvido por Template Personalizados e modificado por Ghiordana Barros