3ª edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso será em outubro

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A terceira edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT), que será realizada no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos dias 21, 22 e 23 de outubro traz o tema “A sabedoria das Matas ecoando na cidade”. O principal objetivo da feira este ano é fomentar o entendimento do Brasil indígena contemporâneo e o acesso da sociedade mato-grossense ao livro e à leitura.

O Estado de Mato Grosso é pioneiro em todo país com esta iniciativa em abrir espaço para divulgar a cultura, tradições e história do índio. O evento, que terá diversas manifestações da cultura do índio, abre espaço para a literatura produzida pelo escritor indígena e do pesquisador índio ou não índio.
A FLIMT foi um dos dez eventos selecionados no Brasil pelo Edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários 2014, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).
Histórico - Na primeira edição, em 2009, o destaque na ocasião foi a presença do Cacique Raoni. A Feira contou com a participação de alunos e professores de instituições de ensino de Mato Grosso, resultando em um público superior a duas mil pessoas por dia.
O evento contou ainda com a presença de representantes de 32 etnias indígenas do país, na sua maioria da Amazônia brasileira, além de pesquisadores das Universidades Federais de Mato Grosso e do Rio de Janeiro.

Um dos produtos resultantes do evento foi o livro “Antologia Indígena”, com textos literários de 17 escritores indígenas. Em 2011, o acesso da população de Mato Grosso às obras literárias indígenas e não indígenas a preços acessíveis e o conhecimento sobre o universo cultural dos povos indígenas brasileiros foram alcançados.

Fonte: Assessoria/FLIMT


0 comentários:

Postar um comentário

 

O Blog Flimt 2015 de Danielle Cunha foi licenciado com Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
FLIMT 2015 © 2015 - 2016 | Desenvolvido por Template Personalizados e modificado por Ghiordana Barros